A “Avaliação da Qualidade interna e a metodologia de Revisão por Pares em rede nos Centro Qualifica” foi o tema do seminário da iniciativa do Cecoa e em parceria com o Citeforma integrado no Projeto Europeu de Avaliação por Pares “Peer Review- VNFIL Extended”, financiado pela Comissão Europeia  teve lugar no dia 22 de março de 2018, no auditório do Citeforma, em Lisboa, decorrendo entre as 14:00 e as 17:30 horas, onde estiveram presentes representantes das entidades promotoras e da ANQEP.

A “Avaliação por Pares” é um método que ao ser utilizado por diferentes instituições, permite implementar um sistema de avaliação de gestão, de qualidade e de resultados, tendo como finalidade a melhoria do desempenho da instituição.

Este método é realizado por “pares” convidados com o objetivo de avaliar áreas de qualidade. O “par” é uma pessoa especializada/um técnico que desempenha uma função idêntica no seu local de trabalho, à função que vai avaliar noutro local.

A instituição aderente a este método deve escolher, para avaliação, áreas significativas que conduzam ao aumento da eficiência e eficácia organizacional.

Ao encetar um projeto de “Avaliação por Pares” a instituição tem as seguintes vantagens:

•    Perspetiva externa da qualidade dos serviços,
•    Evidência de pontos fortes e boas práticas,
•    Responsabilização para com as partes interessadas,
•    Identificação de pontos fracos,
•    Aprendizagem mútua entre “pares” (transferência de boas práticas).

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti esteve representado na pessoa da sua coordenadora, professora Anabela Fernandes.

Durante este seminário procurou-se transmitir e partilhar algumas experiências já realizadas, realçando-se que a “Avaliação por Pares” é desempenhada entre técnicos, especialistas com competências similares ente si, realizada numa base da confiança, partilha e parceria, constituindo-se como um projeto de autorregulação visando a melhoria do desempenho dos Centros Qualifica e tendo como finalidade padrões de qualidade.

Saiba mais em:

https://www.citeforma.pt/noticias/partilha-experiencias-evento-nacional-projeto-peer-review-em-vnfill-extended

https://www.cecoa.pt/custompage/projects?tproj=internacional&aid=41

http://peer-review-education.net/

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwiV9vqBtoraAhVB0RQKHVpzCBgQFggtMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.cecoa.pt%2Ffiles%2Fdbdownload%2Fbc54e8331f590600e95bf81b7100ae2f&usg=AOvVaw1eZfvtY-7irc62NrhtOyrj

 

PeerReview01Abertura dos trabalhos

 PeerReview02
Cecoa – como se organiza a “Avaliação entre Pares”

PeerReview04
Rede CQ e organização do processo de avaliação da ANQEP