A Caixa de Mitos numa parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) levou a cabo um Encontro que envolveu outros intervenientes como a EPALE, a APCEP, entre outros, integrado no projeto europeu “LET Europe Know about Adult Education” cujo tema foi “Comunicar a Educação de Adultos”.

Este evento surgiu da necessidade de se discutir meios, formas e modelos de se comunicar a Educação de Adultos.
Assim no dia 24 de março de 2018, no Auditório da ESEC da parte da manhã e na Sala de Música da parte da tarde decorreram dois espaços, um de debate/discussão e outro de criação de produtos para publicação em diferentes meios de comunicação social/canais online.

Durante a manhã (das 9:30 às 13:00) abordaram-se as seguintes temáticas:

•    Jornalismo para a Educação de Adultos;
•    Dar a conhecer a Educação de Adultos à Europa;
•    Apresentação do Curso dirigido a Educadores de Adultos (6 módulos);
•    Partilha de experiências.

Da parte da tarde (das 14:30 às 17:30), os presentes reuniram-se em modo de oficina, dando cumprimento aos objetivos deste evento. Os participantes foram convidados, em grupo, a produzirem um artigo sobre este encontro para publicar nos diferentes meios de comunicação online:

•    um post no Facebook;
•    um tweet;
•    um artigo para um site institucional;
•    um isntagram;
•    um video para publicar no Youtube.

Ao longo do dia discutiu-se a comunicação da Educação de Adultos em diferentes perspectivas, com ênfase para a necessidade do contacto direto com o adulto (dar importância à pessoa); estar atento (escuta ativa) ao adulto, à sua voz/experiências de vida; possibilitar ao adulto o ser protagonista/colaborador no seu processo de aprendizagem; dar a devida importância aos órgãos de comunicação local/regional; preparar bem as entrevistas; explorar os canais disponíveis, por exemplo a EPALE, INFONET, ELM magazine, os canais online.

A tarde de trabalho foi bastante produtiva, pois em pouco tempo conseguiu-se produzir um conjunto de artigos para publicação nos canais online.

Saiba mais em:

 

CaixadeMitos01
Abertura dos trabalhos

 CaixadeMitos02
Auditório – Debater como “Comunicar a Ed. Adultos"

CaixadeMitos03
Oficina – Produção dos artigos

 CaixadeMitos04
Oficina – Apresentação dos artigos produzidos